Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Ava Rocha lança novo disco com a intenção de se inserir como cantora popular

Cantora e compositora lança seu 4º álbum e trafega por latinidades até o samba

Foto: Cacá Meirelles
Apoie Siga-nos no

Depois de Diurno (2011), Ava Patrya Yndia Yracema (2015) e Trança (2018), Ava Rocha vem agora de Néktar, seu novo disco. O trabalho trafega por gêneros com liberdade e sem fronteiras, com a veia poética conhecida da cantora e compositora.

“Esse é um disco que tem uma marca importante: ele pega meu lado mais popular. Um disco que tem a intenção de me mostrar mais ainda do que eu já havia me mostrado. Eu venho fazendo uma trajetória de muita experimentação”, diz.

“Mas ele (novo trabalho) tem um pouco de meu samba, traz aspectos mais diretos da minha alma artística. Com esse disco, tenho a intenção de me colocar como uma cantora popular.”

O álbum de 11 faixas – apenas uma ela não assina – mostra a consolidação de Ava Rocha como compositora. “É um disco em que quase todas as melodias são minhas e as letras também”, afirma.

A cantora explica que o álbum tem samba, que “é a minha formação mais pura de ser brasileira”, canções mais políticas e outras mais românticas.

A sonoridade tem também batida eletrônica e diálogo com a música pop. “O disco trafega com muita liberdade. A gente entende que não existe fronteira entre os gêneros (musicais)”, explica.

“Sou uma artista que se conecta com muitas dimensões sonoras e poéticas. A música está muito ligada aos nossos estados emocionais. E esses estados emocionais estão ligados às expressões de linguagem. É um disco que costura essa potência.”

A faixa-título é uma letra em espanhol, mantendo a característica de gravar canções nesse idioma. Ava morou na adolescência na Colômbia, país de sua mãe, a cineasta Paula Gaitán, que já mora no Brasil há muito tempo e foi casada com o também cineasta Glauber Rocha, pai da cantora e compositora.

“A música colombiana e latino-americana é tão forte em mim quanto a brasileira. É o entendimento de quem eu sou enquanto brasileira, mulher latino-americana, mulher mestiça”, diz. “Escrevo e canto em espanhol com a mesma naturalidade que escrevo em português. Tenho sede de gravar um disco todo em espanhol.”

O álbum Néktar, produzido por Jonas Sá e Thiago Nassif, é um mergulho de Ava Rocha no amor, na expansão e na transformação, profundo e ao mesmo tempo leve.

A artista faz o lançamento do disco em São Paulo, no Sesc Pinheiros, em 30 de julho. Mais informações neste link.

Assista à íntegra da entrevista de Ava Rocha a CartaCapital:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo