Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

A ressurreição da premiada quadrilha de São João Matutos do Rei no Maranhão

O feliz retorno dos brincantes aos folguedos, depois de dois anos de pandemia, na cidade de Açailândia, no interior do estado

Foto: Reprodução Facebook
Apoie Siga-nos no

Em 11 de junho, a Matutos do Rei, premiada quadrilha de Açailândia, município a 560 km de São Luís, capital do Maranhão, fez sua reestreia no Arraiá da Mira, em Imperatriz. Um dia antes, foram realizados os últimos preparativos do retorno aos festejos, depois de dois anos de ausência por conta da pandemia.

O minidocumentário De Volta aos Arraias mostra a satisfação e a ansiedade da quadrilha Matutos do Rei nesse dia especial de preparação final da organização para o ressurgimento da tradição.

O breve filme apresenta a entrega dos figurinos aos brincantes, a maquiagem, a finalização do cenário e o último ensaio envolvendo cerca de 150 pessoas e também mostra depoimentos das pessoas envolvidas nesse grupo de São João de 15 anos de existência.

Xico, diretor artístico da Matutos do Rei, no minidocumentário, ressalta a importância do reencontro, da “convivência para construção da nossa identidade como brincante, pessoa e cidadão”. 

Já Johnatan, da diretoria executiva da quadrilha, fala da emoção de retornar às atividades cultuais após dois anos. Para o coreógrafo Tharles, o grupo tem que estar “se inovando, se fortalecendo para levar coisa boa para a cultura popular”.

Luís, da cenografia, afirma que o cenário “bem pensado” faz a quadrilha “se desenvolver melhor”, além de comentar a tensão da preparação, do “calor” de estar próximo da realização do espetáculo.

Alan, da cenografia e equipe técnica, fala da “felicidade” e do “muito amor” dedicado ao projeto. O figurinista Walison diz que o “coração está a mil” e “não sabemos nem como reagir a essa emoção”. 

Vertin Barros, presidente da Matutos do Rei, explica que o tema da quadrilha junina deste ano “é da ressurreição, do renascer, do reviver” devido ao longo período de reclusão por conta da pandemia. O tema oficial apresentados nos materiais do grupo é Ave Fogo, Louvores à Ressurreição.

Brincantes são entrevistados, falam em “felicidade” pela volta, “da ansiedade” e “sonhos”. O breve vídeo termina com ensaio técnico, com a quadrilha devidamente vestida e maquiada, entremeada com exibição real no arraiá.

No canal do YouTube da Junina Matutos do Rei tem vários vídeos de apresentações dessa exuberante quadrilha de um dos rincões do Brasil. Depois da reestreia em Imperatriz, o grupo seguiu e segue com várias apresentações em cidades como Dom Rondon e Eliseu (PA), Itinga e São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), entre outras. É a ressureição da tradição popular.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo