A Redoma de Livros por Clarissa Wolff

A Kéfera escreveu um livro de ficção. E agora?

Se até o Nobel deu o prêmio para o Bob Dylan, por que ainda temos preconceito com quem investe em diferentes tipos de arte ou entretenimento?

Kéfera arrisca-se na ficção
Apoie Siga-nos no

Em 2014, o New York Times fez uma reportagem sobre a chamada Geração Slash (barra, em inglês), referente aos jovens adultos millenials que têm mais de uma profissão ao mesmo tempo: jornalista/DJ, publicitário/modelo. Essa tendência comportamental é o resultado de diversas forças sociais e econômicas. Por um lado, os jovens adultos da minha geração precisam ter diferentes empregos e bicos para conseguir se sustentar. Por outro, existe um pensamento coletivo de que fazer a mesma coisa pro resto da vida não é o suficiente.

Faz sentido, especialmente para carreiras mais difíceis financeiramente, como qualquer uma do meio artístico. No ano passado, a Box1824 anunciou que isso também terminou: em uma era de pós-tudo (até pós-verdade), o pós-Slash também chegou. A barra é ineficaz em explicar as mudanças de carreira ou carreiras simultâneas que acontecem agora. 

Se toda uma geração vive essa realidade – olhando pro lado só enxergo gente que se enquadra nessa categoria, eu incluída – é difícil entender completamente porque em determinadas situações esse tipo de atitude é vista com desconfiança ou até desprezo. Se de um lado temos médicos que são escritores (Moacyr Scliar) ou até jogadores de futebol (Sócrates), misturar duas ou mais atividades artísticas é visto com um pouco mais de desdém. A atriz que escreveu um livro ou o cantor que decidiu atuar são exemplos cotidianos desse fenômeno. 

Leia também:
Quando me sinto uma personagem de “O Conto de Aia”
Racismo e literatura: deve ser chato ser Paul Beatty

Na geração pós-Slash, essa reação é exacerbada com qualquer um oriundo da internet. Até mesmo os defensores de livros de youtubers justificam a própria opinião com lógicas de que são o lucro desses livros que permite a publicação da chamada “boa literatura” em editoras.

Por um lado, livros de youtubers, assim como os livros de colorir, apesar de se adequarem ao suporte, não pertencem à categoria de que o suporte faz parte. Quer dizer: faz sentido que aquele conteúdo esteja em páginas, mas não faz sentido que seja chamado de literatura. Raquel Cozer, ex-editora da Planeta e atual editora da Intrínseca, falou em um episódio do Braincast que muitos desses livros poderiam ser considerados livros de fã: fotos, segredinhos, mini histórias da vida pessoal, desenhos e conselhos, ou seja, produtos adequados apenas a quem se interessa por detalhes desimportantes da vida de quem escreveu.

Por outro lado, mais e mais esse tipo de material não está se sustentando sozinho, o que leva youtubers com sérias intenções de escrita a ousarem criar outras coisas. Um exemplo disso é o livro de Raony Phillips, criador da série Girls in the house. Daniel Lameira, editor da Intrínseca, contou nesse mesmo podcast que o livro foi editado quase em tempo real: a cada capítulo terminado, o autor levava o conteúdo para os editores, lendo em voz alta com a voz da personagem e recebendo o feedback naquele momento. Outro exemplo é “Querido dane-se”, terceiro livro da maior youtuber do Brasil, Kéfera, e seu primeiro de ficção.

"Querido dane-se", Kéfera Buchmann

QUERIDO DANE-SE, Kéfera Buchmann
Editora: Paralela
Páginas: 224
Preço: R$ 34,90
E-book: R$ 9,08

 

 

 

“Querido dane-se” segue a vida de Sara, uma jovem que, apesar de bastante empoderada (para usar a palavra que ela mesma usa para se descrever em diversas partes do livro), sempre sonhou em casar. Ao viver o fim inesperado de um namoro de anos, ela se encontra sozinha e obrigada a encarar, pela primeira vez, o quanto ela desconhece sobre a própria identidade.

Acompanhamos, pelas 200 páginas, a personagem se envolvendo com homens diferentes – alguns mais legais, outros bem menos – e tendo que lidar com a chefe nova, que ela adora, mas que é a nova namorada de seu ex.

O livro usa ferramentas narrativas bastante simples e até óbvias, o que é esperado de uma prosadora iniciante. Mas é esperado também que o livro não tenha ambições de obra-prima literária: ao contrário. Seguindo a tradição de escritoras como Meg Cabot (“O Diário da Princesa”), Sophie Kinsella (“Becky Bloom”), e mais recentemente Jojo Moyes (“Como eu era antes de você”), a história tem como único objetivo o entretenimento. E nisso é extremamente bem sucedido.

Mais: é uma história corajosa. Nela, Kéfera questiona estereótipos machistas, a forma como as relações românticas são estabelecidas atualmente, como o álcool e as drogas são muitas vezes usados como alívio mental de forma destruidora e muitos outros conceitos que devem ser questionados. A voz, em primeira pessoa, é jovem e real, com palavrões e coloquialidades que aproximam o leitor do diálogo de uma forma muito bem feita. Ponto pra ela.

Avaliar esse livro esperando um clássico literário expõe muito mais o erro do crítico do que da narrativa. O mais importante é, porém, avaliar como qualquer tentativa de intercâmbio entre fazeres artísticos é vista com preconceito: julgar que tipos diferentes de arte ou de entretenimento não convivem bem juntos é limitar o potencial de quem cria.

E, bom, até o Nobel deu o prêmio pro Dylan.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo