Colunas e blogs

A Pedra Negra. Al Hajar al Aswad

¨Uma joia movida do paraíso colocada neste lugar como um pacto ¨(Imam Assadeq)

Peregrinos se preparam para orar em frente à Kaaba, a pedra negra sagrada em Meca Peregrinos se preparam para orar em frente à Kaaba, a pedra negra sagrada em Meca
Apoie Siga-nos no

Cercada de mistérios , a Hajar al Aswad, ou a pedra negra, que esta localizada a sudeste da kaaba em Meca é um dos pontos principais onde devem chegar os peregrinos que circundam a Kaaba no Haj, (um dos pilares da fé no islam ).

A Kaaba é mais antiga que o islam e não se sabe ao certo sua origem. Ela foi reconstruída várias vezes como um local sagrado .

Situada onde se inicia o Tawaf ou a rotação ao redor da Kaaba quando o peregrino da as 7 voltas ao seu redor, esta pedra negra e oval , segundo narrações do profeta Mohammad, veio do paraíso ou do céu , trazida pelo anjo Gabriel, quando o profeta Ibrahim e seu filho Ismail terminaram de reconstruir a Kaaba .

Quando o peregrino ao Haj termine as voltas, deve parar diante da pedra e beijá-la, ou no mínimo saudá-la caso não consiga chegar perto dela dizendo ¨ bismillah Allah Hu Akbar¨ ( em nome de Allah e Allah é o maior) e também ali diante da pedra, o peregrino testemunha a unicidade de Deus , um dos preceitos mais importantes do islam .

Há também narrativas de que a pedra foi trazida com a expulsão de Adão do paraíso e colocada onde esta e que ficou negra devido aos pecados dos seres humanos.

¨Uma joia movida do paraíso colocada neste lugar como um pacto ¨(Imam Assadeq)

No ano 605 d.C. a Kaaba estava sendo reconstruída novamente pelos membros das tribo de Quraish, pois tempestades a haviam destruído. Durante a reforma, no momento de colocar a Pedra Negra no seu lugar, os membros das tribos disputavam quem teria o privilégio de segurar a pedra. A briga foi tão grande que foi necessário que enviassem o profeta Mohammad para decidir quem seguraria a pedra e ele anunciou que sua decisão era situar a pedra em meio a um tecido estendido metade para cada lado e assim todos podiam segurar uma parte deste tecido e juntos mover e posicionar a pedra .

A Pedra foi alvo de ataques, roubos.

Na época de Yazid ibn Muaiah em 683 d.C. , na disputa política ente ele e Abdullah ibn Zubair, que governava a cidade de Meca naquela época, Yazid atacou a Kaaba e a incendiou com catapultas de fogo e o terrível incêndio fez a pedra se partir em vários pedaços devido ao calor.

Depois deste incêndio, ela foi novamente reconstruída e em 908 d.C.um grupo vindo do Bahrein, atacou a cidade de Meca matou 30 mil pessoas e roubou a pedra negra .

O Rei do Bahrein levou a pedra a um templo e ordenou que as pessoas fossem para lá adorá-la, mas ninguém o obedeceu.

Vinte anos depois houve um acordo para a devolução da pedra, que estava quebrada em 14 fragmentos e foi assim mesmo devolvida a Meca sob o pagamento de 50 mil dinares .

A pedra foi colada e consertada com prata e devolvida a seu lugar.

O Imam Assadeq disse que se um muçulmano entrar na Mesjed Al Haram (Mesquita da Kaaba ) deve caminhar até a pedra negra e dizer: “Louvado seja Deus pelo que me orientou, e jamais seríamos orientados se não fosse por Ele. Não há divindade além de Allah, o único e que não possui sócios. Ele é o dono da majestade, dá vida e tira a vida, e Ele é poderoso sobre todas as coisas”. O Imam Ali, o único ser humano nascido dentro da Kaaba, costumava dizer que no dia do juízo final a Pedra Negra testemunhará por cada um que a visitou .

A pedra não é adorada pelos muçulmanos mas é uma relíquia sagrada que lembra uma aliança da humanidade simbolizada em uma pedra trazida do céu e que, segundo a tradição, remonta aos tempos de Adão e Eva e estabelece um pacto de lembrança do criador e do outro mundo de onde a pedra veio .

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo