3ª Turma

O Código Penal de Sérgio Moro

No ar mais um programa antijurídico pra falar sobre a Proposta Anticrime de Sérgio Moro.

Bolsonaro ao lado de seu ministro da Justiça, Sergio Moro (Foto: ABr) Bolsonaro ao lado de seu ministro da Justiça, Sergio Moro.
Apoie Siga-nos no

No ar mais um jornal antijurídico apresentado por Igor Leone, também editor de Justiça aqui na CartaCapital. Nesse episódio, Igor fala sobre o pseudo discurso punitivista de combate à corrupção adotado por Sérgio Moro, a boa e velha política da guerra às drogas e as recém anunciadas propostas do ministro de importar os acordos penais, plea bargain, dos Estados Unidos.

No programa são apresentados dados e referências sobre a ineficiência da atual Política de Drogas e quais têm sido algumas das tendências globais para combater a criminalidade. O vídeo também explora a falácia do combate à corrupção, enlatada de modo a se restringir apenas a classe política e como com o governo Bolsonaro teremos uma guinada ainda mais à direita do poder Judiciário.

Por fim, são apresentados os argumentos críticos quanto a instauração do plea bargain no Brasil e o que se pode esperar disso em um país com a terceira maior população carcerária do mundo, composta essencialmente de jovens, negros e pobres.

Também como complemento do programa, Igor entrevistou Pedro Estevam Serrano, professor doutor de Direito Constitucional e de Estado na PUC/SP e autor dos livros “A Justiça na Sociedade do Espetáculo” , “Autoritarismo e Golpes na América Latina” e o mais recente, “Democracia em Tempos de Fúria”, em que foi organizador. Você confere a entrevista aqui.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo