3ª Turma

O Código Penal de Sérgio Moro

No ar mais um programa antijurídico pra falar sobre a Proposta Anticrime de Sérgio Moro.

O Código Penal de Sérgio Moro
O Código Penal de Sérgio Moro
Bolsonaro ao lado de seu ministro da Justiça, Sergio Moro (Foto: ABr) Bolsonaro ao lado de seu ministro da Justiça, Sergio Moro.
Apoie Siga-nos no

No ar mais um jornal antijurídico apresentado por Igor Leone, também editor de Justiça aqui na CartaCapital. Nesse episódio, Igor fala sobre o pseudo discurso punitivista de combate à corrupção adotado por Sérgio Moro, a boa e velha política da guerra às drogas e as recém anunciadas propostas do ministro de importar os acordos penais, plea bargain, dos Estados Unidos.

No programa são apresentados dados e referências sobre a ineficiência da atual Política de Drogas e quais têm sido algumas das tendências globais para combater a criminalidade. O vídeo também explora a falácia do combate à corrupção, enlatada de modo a se restringir apenas a classe política e como com o governo Bolsonaro teremos uma guinada ainda mais à direita do poder Judiciário.

Por fim, são apresentados os argumentos críticos quanto a instauração do plea bargain no Brasil e o que se pode esperar disso em um país com a terceira maior população carcerária do mundo, composta essencialmente de jovens, negros e pobres.

Também como complemento do programa, Igor entrevistou Pedro Estevam Serrano, professor doutor de Direito Constitucional e de Estado na PUC/SP e autor dos livros “A Justiça na Sociedade do Espetáculo” , “Autoritarismo e Golpes na América Latina” e o mais recente, “Democracia em Tempos de Fúria”, em que foi organizador. Você confere a entrevista aqui.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo