32xSP

A distância entre o Jardim Ângela e o Jardim Paulista? 24 anos

Chega a quase duas décadas e meia a diferença de expectativa de vida dos moradores do distrito pobre e daqueles que habitam o bairro rico de São Paulo

No Jardim Ângela vive-se menos
Apoie Siga-nos no

[Este é o blog do 32xSP. O site completo você acessa aqui]

Thomas Antigo, cozinheiro de 23 anos, mora no Jardim Ângela, Zona Sul de São Paulo, desde que nasceu, e viu o bairro se modernizar com a expansão do comércio e da chegada de um hospital municipal e do terminal de ônibus, assim como também presenciou episódios tristes.

“Eu acredito que o Jardim Ângela se sustenta pois temos de tudo aqui, um fluxo intenso que movimenta a economia local”, afirma.

Apesar do crescimento, que atraiu clientes e comerciantes e melhorou a acessibilidade, o distrito é onde se morre mais cedo entre todos os 96 da capital paulista, segundo o Mapa da Desigualdade 2017.

A idade média ao morrer no Jardim Ângela é de 55,7 anos, quase 24 anos a menos do que em outro Jardim, o Paulista, na Zona Oeste, que possui a melhor média, 79,4 anos.

mapa-desigualdade-02.png

“Infelizmente muitos jovens se iludem e entram para o crime. Tenho ex-colegas de escolas que morreram com 21, 25 anos por conta disso, ainda é comum”, pontua Antigo, salientando a falta de investimentos públicos básicos como ensino de qualidade, lazer e oportunidades de emprego.

O cozinheiro foi o único de sua turma a ingressar no ensino superior e diz que a oferta de lazer e cultura é baixa ou inexistente.

“A única praça que temos, a Bambuzal, é dividida entre crianças brincando e usuários de drogas. Aí ou se brinca na rua ou temos que sair do bairro para buscar outras opções. Eu gosto de morar aqui, mas esses problemas me frustram”, complementa.

Leia também: Reunião discute a criação de uma prefeitura regional do Jardim Ângela

Localizado no extremo sul de São Paulo, o Jardim Ângela possui 295.434 habitantes e iniciou sua história como uma região com opções imobiliárias atrativas graças aos primeiros imigrantes libaneses que construíram casas de aluguel no bairro.

Quem também mora há um bom tempo no Jardim Ângela é a auxiliar de enfermagem Terezinha Gomes de Oliveira, 58 anos. Ela se mudou para o bairro há 26 anos atraída pela oferta imobiliária.

“Meu marido perdeu o emprego, na época morávamos de aluguel na Consolação e tínhamos comprado um terreno por aqui. Então escolhemos vir para cá para deixar de pagar aluguel e assim fomos construindo nossa vida”, relembra.

Terezinha-Gomes-de-Oliveira.jpg Terezinha Gomes de Oliveira vive no Jardim Ãngela há 26 anos

A auxiliar de enfermagem conta ter conseguido criar suas filhas e conquistar uma vida estável na região e alega nunca ter tido problema para andar pelas ruas, que considera tranquilas.

A baixa idade média ao morrer, acredita, está diretamente ligada à falta de investimentos básicos como educação, alimentação e saúde.

Leia também: Grajaú tem 10 vezes menos equipamentos culturais que o Butantã

“Antigamente ficávamos até 10 horas em um hospital para sermos atendidos ou uma hora no ponto de ônibus só para ir até Santo Amaro. Hoje em dia, as coisas melhoraram bastante, mas ainda sofremos”, diz.

Apesar de construir sua vida no Jardim Ângela, a auxiliar de enfermagem afirma que, se tivesse condições financeiras, voltaria a morar no centro de São Paulo.

As reclamações dos moradores refletem-se nos números da mesma pesquisa. O Jardim Ângela possui 0,76 leitos hospitalares para cada mil habitantes, enquanto que o Jardim Paulista tem um número de 34,7 para cada mil habitantes. Na parte de cultura e esporte, o bairro da periferia não possui centros culturais, teatros ou oferta de livros. Já os equipamentos esportivos estão na casa de 0,25 para cada 10 mil habitantes.

NOS JARDINS

Bárbara Herthel, 31 anos, é psicóloga e natural de Londrina. A paranaense escolheu o Jardim Paulista há dois anos, depois que uma amiga com quem divide o apartamento ter se mudado para a região.

Além de morar com a colega, o acesso ao trabalho também pesou na hora da mudança. “Morar aqui possibilita muita facilidade para realizar as coisas do dia a dia, muitas a pé, o que eu acho positivo”, assegura.

BarbaraHerthel.jpg A psicóloga Barbara Hertel divide apartamento com uma amiga nos Jardins

“Tenho mercado próximo, cinema, e mesmo que precise pegar um uber ou táxi, sai bem mais em conta”, completa.

Para ela, o ponto negativo é o preço alto dos imóveis em comparação a outras localidades. “Tudo é um pouco mais caro e por isso eu provavelmente deixarei o bairro no próximo ano. Moro aqui, mas não consigo usufruir de tudo”, explica a psicóloga.  

Leia também: Prefeito de Pinheiros é o campeão de parcerias com o setor privado

Sobre a pesquisa, Bárbara acredita que a longevidade esteja relacionada ao acesso a serviços e infraestrutura que a região possui, tornando a vida mais fácil.

“Isso também torna a região mais cara e, consequentemente, a renda da população é mais alta e ela consegue ter acesso a outros serviços. Por ser uma região com mais infraestrutura e com mais renda, isso irá impactar na longevidade”, opina.

Para Américo Sampaio, gestor da Rede Nossa São Paulo que esteve à frente do estudo, a diferença entre a idade média é o reflexo da soma de diversos fatores que demonstram como quem vive no pior bairro não possui o direito a viver a cidade, ou a assistência necessária para isso, e acaba morrendo mais jovem.

“Além do genocídio da juventude negra e periférica pela polícia, existem outros dados que explicam essa diferença. Quem mora no Jardim Ângela quase não tem área verde, gasta horas no transporte público para chegar ao centro e não possui uma saúde de qualidade. O resultado é essa discrepância de quase 24 anos entre os dois distritos, é um dado delicado”, conclui.  

CIDADE TIRADENTES

A nova versão do Mapa da Desigualdade apresenta uma diferença um pouco maior em relação ao ano anterior. O Alto de Pinheiros, outro vizinho rico dos Jardins, liderava o ranking com 79,6 anos, enquanto a Cidade Tiradentes estava no rodapé da lista, com apenas 53,8. O cálculo da média é obtido a partir da divisão da soma das idades ao morrer pela quantidade total de óbitos em todas as idades.

Leia também: Morador da Cidade Tiradentes vive em média 54 anos, o mesmo que no Zimbábue

Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro, segundo dados do IBGE, é de 75,2 anos, ou seja, quem reside no pior distrito vive, em média, 20 anos a menos que o restante do País.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo