32xSP

Quais são e onde estão os cemitérios públicos em São Paulo?

Em 3,4 milhões de m² de área, capital paulista possui cerca de 350 mil jazigos e realiza 45 mil sepultamentos e 10 mil cremações por ano

Cemitérios com maior demanda são os de Vila Formosa I e II, na zona leste
Apoie Siga-nos no

[Este é o blog do 32xSP. O site completo você acessa aqui]

Ligado à prefeitura, o Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMP) é responsável por 22 cemitérios públicos e um crematório na capital paulista. Os cemitérios realizam diariamente sepultamentos em quadra geral, na terra ou em gavetões, que possuem vagas garantidas de acordo com demanda a diária. 

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo, para que as vagas em covas sejam liberadas, impedindo lotação dos cemitérios, três anos após o sepultamento é realizada a exumação dos restos mortais, que são transferidos para ossários, sempre após a família ser comunicada. 

Leia também: 2.000 famílias poderão ser desalojadas de favela na Cidade Ademar

De acordo com o SFMP, os valores cobrados para enterros e cremações variam conforme o tipo e o local de sepultamento escolhidos pela família, mas há gratuidade para pessoas de baixa renda e doadores de órgãos, conforme a lei 11.479/94.

Para se ter ideia de alguns valores, o preço do transporte é de 3,29 reais por quilômetro rodado; um véu rendado custa 74,33 reais; e uma quadra geral com aluguel de três anos, 132,42 reais. Confira aqui a tabela completa de preços. 

Ainda segundo a prefeitura, é proibida a abordagem de empresas funerárias particulares para vendas de serviços nas dependências dos Instituto Médico Legal (IML) e Serviço de Verificação de Óbitos da Capital (SVOC), onde é emitida a documentação do óbito necessária para o enterro.

Demanda

Os cemitérios com maior demanda de sepultamento são os de Vila Formosa I e II, localizados na zona leste de São Paulo, que juntos formam o maior da cidade. A prefeitura afirma que, no momento, não existem projetos para construção de novos cemitérios municipais.

O espaço do cemitério concedido às famílias para sepultar seus entes é chamada de concessão. Dos 22 cemitérios públicos na capital, três são exclusivamente de quadra geral – sem concessão. Neles, há apenas a modalidade de aluguel de três anos para sepulturas individuais: Vila Formosa I, Vila Formosa II e São Luiz, na zona sul.

Já as demais 19 são de concessão, sendo três deles por prazo determinado. A família compra por um período, que pode ser de cinco a 25 anos. São eles: Dom Bosco, São Pedro e Vila Nova Cachoeirinha. Outros 16 possuem concessão por prazo indeterminado.

Leia também: Brás: bom lugar para comprar, problemático para viver

Naqueles que possuem limite de tempo determinado, o Serviço Funerário do Município de São Paulo garante a quadra para comportar o jazigo e realiza a administração dos espaços públicos do cemitério, como ruas, alamedas, capelas e banheiros. Para isto, os cemitérios municipais não cobram taxas de manutenção.

O SFMS realiza o monitoramento em sepulturas que apresentam sinais de descuido. Atualmente, 500 delas são consideradas abandonadas nos cemitérios Araçá, Quarta Parada e Consolação. Por essa razão, é importante que as famílias mantenham dados de cadastro atualizados na administração do cemitério onde são concessionárias para que a autarquia municipal possa entrar em contato, em caso de urgência, ou mesmo em suspeita de abandono do jazigo.

Raio X dos cemitérios

– 22 cemitérios + 1 crematório;
– Funcionamento: das 7h às 18h, de segunda a domingo;
– 45,7 mil sepultamentos e 10 mil cremações por ano;
– 3,4 milhões de m² de área;
– Cerca de 350 mil jazigos – (sendo aprox. 220 mil em “quadra geral”)
– 118 salas de velório;
– Transporte por veículos elétricos para locomoção para pessoas com mobilidade reduzida;
– Receitas de R$ 43 milhões x R$ 51 milhões de custos

Confira todos os cemitérios e crematório públicos da cidade:

 

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo