Astrologia
Saiba como aproveitar o último Mercúrio retrógrado de 2025
O mês de novembro traz uma energia muito especial. Mercúrio, planeta que rege a comunicação, o pensamento e os deslocamentos, entra em seu último movimento retrógrado de 2025. Trata-se de um momento que sempre nos convida a sair do modo automático e agir com mais […]
O mês de novembro traz uma energia muito especial. Mercúrio, planeta que rege a comunicação, o pensamento e os deslocamentos, entra em seu último movimento retrógrado de 2025. Trata-se de um momento que sempre nos convida a sair do modo automático e agir com mais presença.
Mercúrio retrógrado costuma mexer diretamente com a forma como nos expressamos, trocamos informações e lidamos com o dia a dia. É como se o universo nos pedisse uma pausa para revisar, refletir e reconectar.
Tempo para revisar e ressignificar
Sempre que esse planeta entra em retrogradação, é como se a vida nos convidasse a dar dois passos para trás antes de seguir em frente. É tempo de revisar conversas, refazer planos e repensar decisões. Em Sagitário, signo que fala sobre propósito, sabedoria e fé, essa energia ganha um tom ainda mais profundo.
Durante esse período, podemos sentir um chamado para revisar nossos ideais, crenças e o sentido que damos à vida. É uma fase de autoconhecimento e reconexão com aquilo que realmente faz sentido para nós.
Comunicação com mais consciência
Mercúrio retrógrado também nos desafia a olhar com mais atenção para a forma como nos comunicamos. Muitas vezes falamos por impulso, reagimos sem pensar ou interpretamos mal o que o outro quis dizer. É um momento para desacelerar e buscar mais clareza nas palavras e nas intenções.
Procure pensar antes de responder, revisar mensagens importantes e falar com mais coerência e presença. Além disso, evite agir de forma impulsiva, inconsequente ou impensada. Quanto mais consciência colocarmos na nossa comunicação, menos ruídos e mal-entendidos teremos.

Como aproveitar esse período da melhor forma
Essa retrogradação é um convite a viver de forma mais consciente e alinhada. É um bom momento para:
- Revisar planos e projetos antes de dar novos passos;
- Refletir sobre seus objetivos e se eles ainda ressoam com o seu propósito;
- Exercitar a escuta atenta e o silêncio, em vez de reagir no impulso;
- Ter paciência com os contratempos; eles podem estar te mostrando algo importante;
- Comunicar com o coração, com clareza e intenção positiva.
Um mês de aprendizado e realinhamento
Novembro chega para nos ensinar sobre presença, coerência e discernimento. Aproveite para revisar o que precisa ser ajustado e seguir com mais leveza e sabedoria. Toda retrogradação é, na verdade, uma oportunidade de recomeçar com mais consciência, propósito e verdade.

Astróloga, terapeuta e mentora, especialista em astrologia e terapias integrativas. Também é especialista em astrologia, meditação, reiki, cromoterapia, auriculoterapia, cristaloterapia e neurocientista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



