Política

Bolsonaro cancela assinaturas da Folha de S. Paulo no governo federal

Seguindo a mesma medida adotada por Donald Trump, Bolsonaro também ameaçou veementemente os anunciantes do jornal

Bolsonaro cancela assinaturas da Folha de S. Paulo no governo federal
Bolsonaro cancela assinaturas da Folha de S. Paulo no governo federal
O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Corrêa/ PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro ordenou, nesta quinta-feira (31), o cancelamento de todas as assinaturas do jornal Folha de S.Paulo nos órgãos do governo federal e ameaçou veementemente seus anunciantes, em mais um capítulo de seu confronto com a imprensa.

“Determinei hoje que seja cancelada a assinatura da Folha aqui no âmbito do poder executivo. Quem quiser ler a Folha que passe lá na rodoviária de Brasília e compre”, disse Bolsonaro em sua live semanal nas redes sociais.

“Não vamos gastar mais num jornal como esse. E quem anuncia na Folha de São Paulo que preste atenção”, acrescentou.

A medida é idêntica a adotada pela Casa Branca, ao cancelar a assinatura dos jornais New York Times e Washington Post após o presidente Donald Trump, aliado de Bolsonaro, classificar ambos como divulgadores de “noticias falsas”.

Em um comunicado, a Folha de S. Paulo denunciou a “atitude abertamente discriminatória” de Bolsonaro e se comprometeu a seguir fazendo “um jornalismo crítico e apartidário” em relação a seu governo.

Bolsonaro mantém desde a campanha à presidência um confronto aberto com os principais veículos de comunicação do país, entre eles a TV Globo, o jornal Folha de S.Paulo e a revista Veja.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo