Política
Presidente em exercício, Davi Alcolumbre anuncia MP para limpar praias do Nordeste
Parlamentar também anunciou que irá assinar um decreto presidencial estendendo por mais dois meses o seguro-defeso a 60 mil pescadores


O presidente da República em exercício, Davi Alcolumbre (DEM-AP), declarou nesta quinta-feira 24, durante visita ao Nordeste, que pretende editar uma medida provisória (MP) para ajudar a mitigar os danos ambientais na região com mais agilidade. Além disso, o parlamentar do Amapá anunciou que irá assinar um decreto presidencial estendendo por mais dois meses o seguro-defeso a 60 mil pescadores afetados pelo vazamento de óleo, um dos maiores desastres ambientais da história do país.
As medidas, segundo ele, permitirão aos municípios e estados contratarem mais trabalhadores, a fim de dar continuidade à retirada dos rejeitos de óleo das praias, além de ajudar a fortalecer a cadeia produtiva.
“Esse drama que vivemos é um caso único, de proporções inimagináveis, mas nossa estada como presidente em exercício, acompanhado de todas as autoridades aqui, significa a preocupação do governo central sobre o que fazer para diminuirmos os danos. Nossa vinda é um gesto político e institucional com o Nordeste brasileiro, de reconhecimento a essa região, a sua capacidade de desenvolvimento econômico, e com o nosso país”, disse.
Acompanhado de uma comitiva de senadores e do ministro Ricardo Salles, o atual presidente do Senado está em viagem pelo Nordeste para acompanhar os trabalhos de retirada do óleo, que atinge várias praias de todos os estados da região. Ele ocupa a presidência da República até a próxima sexta-feira 25, substituindo o presidente Jair Bolsonaro, que encontra-se em viagem pelo Oriente, e o vice Hamilton Mourão, que está no Peru.
*Com informações da Agência Senado
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

UFBA cria técnica para usar resíduos de óleo em mistura para asfalto
Por Agência Brasil
Câmara protocola CPI do Vazamento de Óleo em meio a crise no Nordeste
Por Giovanna Galvani
Óleo pode restringir trabalho de 144 mil pescadores e marisqueiras no nordeste. Na Bahia, mais de 13 mil foram afetados
Por Carta Capital
Ricardo Salles ironiza Greenpeace na retirada de óleo do Nordeste
Por CartaCapital