Cultura

Presidente e quatro funcionários da Ancine são afastados dos cargos

Afastamentos foram feitos após pedidos da Justiça, que investigam repasse ilegal de informações internas da Agência

(Foto: Fernando Brazão/Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

O presidente assinou, na noite desta sexta-feira 30, o afastamento do presidente da Ancine (Agência Nacional de Cinema), Christian de Castro, e de mais quatro funcionários da Agência após decisão judicial da 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

De acordo com denúncias do Ministério Público Federal, Castro e os envolvidos são investigados por repassarem informações sigilosas à terceiros.

Castro e mais três funcionários já haviam sido alvos de mandados de busca e apreensão da Polícia Federal em dezembro do ano passado, segundo informou a coluna do jornalista Lauro Jardim. A investigação corre em sigilo.

No lugar de Christian Castro, entra temporariamente o advogado Alex Braga Muniz, que já tem experiência prévia na Agência.

Jair Bolsonaro não se manifestou sobre a decisão, apesar de estar em um embate com a Ancine por conta da realização de filmes dos quais o presidente discorda.

“Vamos buscar a extinção da Ancine. Não tem nada que o poder público tenha que se meter em fazer filme. Que tenha uma empresa de filme, privada, sem problema nenhum, mas o Estado vai deixar de patrocinar isso aí. Afinal de contas, eu não posso falar nomes de muito filmes patrocinados pela Ancine no passado. Não posso falar porque tem criança assistindo a nossa live“, criticou na ocasião.

Recentemente, o secretário da Cultura do Ministério da Cidadania pediu demissão após o cancelamento de um edital para séries com discussões LGBT+.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo