Política
Ao vivo: assista à sessão para votação da reforma da Previdência
Se aprovado, o projeto segue para o Senado no próximo semestre


Os parlamentares votam, no Plenário da Câmara, nesta quarta-feira 10, o texto-base e os destaques do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que altera o regime de Previdência. Hoje será o primeiro turno. Os favoráveis à proposta precisam de 308 votos em cada um de dois turnos.
Com a reforma nas aposentadorias, o governo quer uma economia de quase 1 trilhão de reais nas contas públicas. As principais mudanças envolvem a imposição de idade mínima e o aumento do tempo de contribuição. Entre os partidos que fecharam questão em favor da reforma, ou seja, pretendem votar em unanimidade, estão PSL, DEM, PSDB, PRB e NOVO. Contra a proposta, fecharam questão PT, PSOL, PDT e PSB.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.