Política
Deputado bate boca em audiência com Moro: “Não respondo para miliciano”
Líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta chegou aos assuntos mais comentados do Twitter com declaração a governistas


Em audiência com o ministro da Justiça Sergio Moro, nesta terça 2, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) fez declaração polêmica que ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter. O parlamentar reagia a interpelações de deputados governistas.
“Não respondo para miliciano, não respondo para criminoso, não falo com bandido, primeiro vão nos dizer onde está o Queiroz, que pegava dinheiro de miliciano e colocava na conta da mulher do presidente da República”, atacou o petista. “Bandidos e criminosos são altamente criminosos e devem ficar de boquinha calada, porque o doutor Sergio Moro tem condições de se defender sozinho.”
Antes que o parlamentar terminasse a fala, já se ouve gritos de demais deputados. O petista prosseguiu: “Miliciano, metralha e mentiroso. Onde é que está o Queiroz? É isso que vocês têm que responder”.
A audiência com o ministro da Justiça foi bastante marcada por tumultos. Porém, Moro seguiu com a mesma estratégia de defesa: exaltou a Operação Lava Jato, citou ação de hackers criminosos e classificou como “sensacionalista” a divulgação dos vazamentos pelo site The Intercept Brasil.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.