Política
Lula processa blogueira que comemorou morte de seu neto
Alessandra Strutzel é acusada de violar dignidade da pessoa humana


O ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba desde 2018 pela operação Lava Jato, entrou com um processo contra a blogueira Alessandra Strutzel, que fez um post em suas redes sociais comemorando a morte do neto do petista. Arthur Lula da Silva, de 7 anos, faleceu em março deste ano vítima de uma infecção generalizada.
Após a morte do pequeno Arthur, Alessandra fez um post em seu Facebook comemorando o acontecimento. “Pelo menos uma notícia boa”, disse ao compartilhar a notícia. Após ser criticada, a paulista fez outro post com fotos de Lula sorrindo dizendo: Se ele não está triste, pq eu estaria”.
Oito advogados assinam a petição do petista, afirmando que a mulher violou a dignidade da pessoa humana. O pedido de indenização é de cinquenta salários mínimos, o equivalente a cerca de 50 000 reais.
“Uma lesão de cunho psicológico jamais pode ser plenamente reparada por intermédio de bens materiais, mas o requerente não deve ficar desguarnecido de proteção jurídica”, diz a acusação.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.