Mundo
Ministro britânico é afastado após tirar mulher de jantar pelo pescoço
Ministro disse temer que manifestante estivesse armada, mas ela só carregava uma faixa de protesto


O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Mark Field, foi afastado do cargo após ter empurrado e conduzido uma manifestante do Greenpeace pelo pescoço para fora de um jantar na quinta-feira 20.
O evento acontecia na Mansion House, residência oficial do prefeito de Londres, quando protestantes da ONG internacional pelo meio-ambiente conseguiram ingressar na casa. Janet Barker, uma das manifestantes, aparece no vídeo andando atrás das mesas dos convidados. É quando Mark Field levanta e bruscamente a leva para outra funcionária do local.
Em um comunicado liberado nesta sexta 21, o ministro admitiu ter ‘exagerado’ em relação à reação, e disse que ela foi instintiva pois achava que a manifestante poderia estar armada.
Em entrevista ao jornal ‘Daily Mail’, a ativista disse que esperava resistência por parte dos presentes, “mas não ser empurrada contra uma pilastra e e ser agarrada pelo pescoço”.
A porta voz da primeira-ministra britânica, Theresa May, declarou que achou o vídeo “muito preocupante”. A polícia também se manifestou dizendo que analisa as informações sobre o assunto. Field faz parte do Partido Conservador, o mesmo de May.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.