Política
Em 1º encontro após vazamentos, Bolsonaro condecora Moro
Desde domingo, quando as conversas entre Moro e integrantes do MPF foram divulgadas, Bolsonaro não se manifestou sobre o caso


O presidente Jair Bolsonaro se reuniu, na manhã desta terça-feira 11, com o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro. Essa é a primeira vez que os dois se encontram após a polêmica do vazamento de conversas entre Moro, na época juiz responsável pela operação Lava Jato em Curitiba, com procuradores do Ministério Público.
Bolsonaro recebeu o ministro no Palácio da Alvorada e os dois conversaram reservadamente por mais de 40 minutos. Depois seguiram de lancha para um evento da Marinha, no qual Moro foi condecorado com a medalha da Ordem do Mérito Naval.
Nem Bolsonaro nem Moro deram discurso. Os dois ficaram sentados juntos durante todo o evento. A fala do presidente foi lida por um mestre de cerimônia que apresentava a solenidade.
Desde domingo, quando as conversas entre Moro e integrantes do MPF foram divulgadas pelo site The Intercept Brasil, Bolsonaro não se manifestou sobre o caso. Em uma declaração rápida à imprensa, o presidente disse confiar “irrestritamente no ministro Moro”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.