Agenda
Semana de Ação Mundial estimula incidência em prol ao direito à educação
A iniciativa, coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito a Educação, acontece de 3 a 10 de junho


De 3 a 10 de junho acontece em todo o território nacional a Semana de Ação Mundial (SAM), coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A iniciativa, realizada em mais de 100 países desde 2003, tem o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política em prol do direito à educação.
Este ano, a SAM marca uma balanço da implementação da Lei nº 13.005/2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de forma a exigir o cumprimento dos compromissos firmados pelo governo brasileiro.
Também estará em pauta a defesa por um novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), a viabilização do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e do Custo Aluno-Qualidade (CAQ), previstos na meta 20 do PNE e a revogação da EC 95, que impõe um teto de gastos para as áreas sociais.
Leia Também:
Sem PNE, presente e futuro do País estão ameaçados
Campanha pede a revogação do teto dos gastos sociais
A ideia é que, durante o período, a sociedade se aproprie da discussão dos temas e realize debates em diferentes espaços, como escolas ou em articulação com a própria comunidade. No site da campanha há a oferta de materiais para apoiar a realização das tarefas. Também está prevista a emissão de certificado de participação para quem enviar fotos e relatos da atividade realizada.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.