Política
Mourão: “China não é ameaça, é um parceiro estratégico”
‘A gente tem que fazer política, né? Como se faz política? Conversando, mostrando seus programas’


O vice-presidente Hamilton Mourão disse, durante visita a Boston, nos Estados Unidos, que a China “não é uma ameaça ao Brasil, mas um parceiro estratégico”.
A declaração foi dada ao jornal Folha de S.Paulo. “A China importa 32%, 33% do que exportamos. É um parceiro comercial forte, e tem uma capacidade de investimento grande que temos que utilizar melhor”, seguiu Mourão.
Ele comentou ainda a pressão dos Estados Unidos para que seus aliados barrem a entrada da gigante de telecomunicações chinesa Huawei – que Trump vê como uma espiã a serviço do governo. “Não temos essa visão por enquanto.”
O vice-presidente (Foto: Romério Cunha/VPR)
Questionado sobre a aproximação de Bolsonaro com representantes do que ele chama de “velha política”, como uma forma de acalmar os ânimos e tentar a aprovação da reforma da Previdência, Mourão foi quase sarcástico.
“A gente tem que fazer política, né? Como se faz política? Conversando, mostrando seus programas.”
O vice-presidente está nos Estados Unidos para a Brazil Conference, evento da Universidade Harvard e do Massachusetts Institute of Technology.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.