Política
Brasil expressa ‘profunda preocupação ‘com suspensão de exportações de carne para UE
A medida entrou em vigor em meio às pressões da indústria pecuária europeia após a assinatura de um acordo de livre-comércio entre a UE e o Mercosul
O governo federal expressou nesta quinta-feira 3 sua “profunda preocupação” com a suspensão das importações de sua carne pela União Europeia (UE), que cobra garantias sanitárias.
O bloco europeu colocou em vigor nesta quinta um embargo à carne bovina, à carne de aves e a outros produtos de origem animal do Brasil, após o país ter sido excluído, em maio, da lista de nações que cumprem as regras europeias sobre o uso de antimicrobianos na pecuária.
A medida entrou em vigor em meio às pressões da indústria pecuária europeia após a assinatura de um acordo de livre-comércio entre a UE e o Mercosul.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia recorrer a “medidas de reciprocidade” caso não se chegue a uma “solução satisfatória”, advertiram, em nota conjunta, os ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura e Pecuária.
“Uma vez demonstrado o cumprimento” das normas exigidas, “as exportações para a UE poderão ser retomadas”, declarou à AFP um porta-voz da Comissão Europeia.
“O Brasil implementou as medidas necessárias (…) e apresentou às autoridades europeias a documentação e as informações pertinentes relativas aos produtos destinados à exportação”, rebateu o governo brasileiro.
A suspensão das compras também afeta ovos, mel e outros produtos.
Em 2025, o Brasil foi o segundo maior exportador de carne bovina para a UE, com mais de 92 mil toneladas embarcadas, que representaram mais de 713 milhões de euros (R$ 4,2 bilhões).
O acordo comercial entre a UE e o Mercosul, assinado em janeiro deste ano, entrou em vigor de forma provisória em maio.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


