Política

Pesquisa Atlas mostra empate entre ACM e Jerônimo na Bahia

Os dois são os únicos candidatos competitivos na disputa, segundo o levantamento

Pesquisa Atlas mostra empate entre ACM e Jerônimo na Bahia
Pesquisa Atlas mostra empate entre ACM e Jerônimo na Bahia
ACM Neto e Jerônimo Rodrigues – fotos: Foto Sivanildo Fernandes/DEM e Wikimedia Commons
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e o governador Jerônimo Rodrigues (PT) estão empatados na briga pelo governo da Bahia. É o que mostra pesquisa encomendada pelo jornal A Tarde e realizada pelo instituto AtlasIntel. O levantamento foi publicado nesta quinta-feira 3.

Foram testados dois cenários de primeiro turno, devido à indefinição sobre quem será o candidato do partido DC. José Estêvão e Ariel Capistrano brigam na Justiça pela liderança da sigla e pelo direito de concorrer. Nos dois cenários, porém, Neto e Jerônimo são os únicos nomes competitivos.

A pesquisa mostra o candidato do União Brasil numericamente à frente do atual governador nos dois cenários de primeiro turno e também no de segundo turno. Entretanto, a diferença está sempre na casa de um ponto percentual ou menos – e a margem de erro é de dois pontos.

Veja os números:

Primeiro turno – cenário 1

  • ACM Neto (União Brasil) – 49,1%
  • Jerônimo Rodrigues (PT) – 47,9%
  • Ronaldo Mansur (Psol) – 1,2%
  • Aroldo Félix (UP) – 0%
  • José Estêvão (DC) – 0%
  • Voto branco/nulo – 1,6%
  • Não sei – 0,2%

Primeiro turno – cenário 2

  • ACM Neto (União Brasil) – 48,8%
  • Jerônimo Rodrigues (PT) – 47,5%
  • Ronaldo Mansur (Psol) – 1,1%
  • Aroldo Félix (UP) – 0,1%
  • Ariel Capistrano (DC) – 0%
  • Voto branco/nulo – 1,6%
  • Não sei – 0,9%

Segundo turno

  • ACM Neto (União Brasil) – 49,2%
  • Jerônimo Rodrigues (PT) – 48,6%
  • Voto branco/nulo – 1,9%
  • Não sei – 0,2%

Participaram da pesquisa 1.804 eleitores baianos, que responderam questionários pela internet entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o código de registro na Justiça Eleitoral é BA-08891/2026.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo