CartaExpressa
Potencial de voto de Lula é de 49%, aponta pesquisa Nexus
O presidente lidera o primeiro turno com seis pontos de vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro
A nova pesquisa Nexus/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira 31, mostra que Lula (PT) lidera a disputa pela Presidência da República com 39% das intenções de voto no primeiro turno, ante 33% do segundo colocado, Flávio Bolsonaro (PL). Ambos têm margem, no entanto, para crescer.
De acordo com o levantamento, 35% afirmaram que Lula é o único candidato em quem votariam, enquanto outros 14% disseram que poderiam votar nele, mas também em outro postulante. O potencial de voto do presidente é, portanto, de 49%. No caso de Flávio, os índices são, respectivamente, de 27% e 20%, um potencial de 47%.
O candidato do PL lidera a rejeição: 50% responderam que não votariam nele de jeito nenhum, contra 49% que declararam o mesmo em relação a Lula.
Na rodada anterior, publicada em 24 de agosto, Lula registrava um potencial de voto de 50% e Flávio marcava 47%. A oscilação ocorreu na margem de erro.
O instituto realizou 2.005 entrevistas por telefone entre 28 e 30 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-08900/2026.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Pesquisa AtlasIntel: Lula venceria em todos os cenários de segundo turno
Por CartaCapital
Nova pesquisa Nexus mostra empate entre Lula e Flávio Bolsonaro em 2º turno
Por CartaCapital
Pesquisa Nexus: Lula lidera e Augusto Cury sobe 9 pontos em uma semana
Por CartaCapital




