Economia

Braskem pede recuperação extrajudicial por dívida bilionária

Em comunicado oficial, a empresa afirma recorrer à medida para quitar obrigações financeiras que ultrapassam a marca dos 10 bilhões de dólares

Braskem pede recuperação extrajudicial por dívida bilionária
Braskem pede recuperação extrajudicial por dívida bilionária
Braskem entra com pedido de recuperação extrajudicial para renegociar dívidas de US$ 10,9 bilhões e conter credores (Foto: Shutterstock)
Apoie Siga-nos no

A petroquímica Braskem protocolou, nesta segunda-feira 24, pedido de recuperação extrajudicial, na tentativa de pagar dívidas que chegam a 10,9 bilhões de dólares (mais de 54 bilhões de reais). O pedido foi confirmado pela companhia em nota oficial enviada a acionistas.

A Braskem afirma que o pedido de recuperação extrajudicial terá escopo limitado e estritamente financeiro. A medida ocorre paralelamente ao fim do prazo de proteção obtido pela empresa contra ações de cobrança e execução de credores, determinado pela 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca da Capital do Estado de São Paulo.

Criada em 2002, a empresa é uma das maiores petroquímicas do Brasil, especializada na produção de resinas plásticas e insumos químicos, utilizados para fabricação de diferentes tipos de materiais como embalagens, peças e outros produtos do cotidiano.

Entre os principais acionistas da companhia está a Petrobras, que detém cerca de 47% do capital votante da empresa. A atuação se expande para outros países, como Alemanha, Estados Unidos e México – no último, a empresa sofre crise parecida e entrou com pedido de recuperação extrajudicial durante o mês de agosto.

O momento de déficit de caixa da Braskem foi influenciado pelos custos relacionados ao desastre ambiental provocado pela exploração de minas de sal em Alagoas. A catástrofe provocou o afundamento do solo em Maceió e evacuação de milhares de residentes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo