Política
Os recortes críticos da Quaest para a campanha de João Campos
A pesquisa divulgada nesta terça-feira 28 registra movimentações expressivas entre os eleitores pernambucanos, à esquerda e à direita
A pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira 28 aponta a virada de Raquel Lyra (PSD) sobre João Campos (PSB) na disputa pelo governo de Pernambuco. Em abril, o ex-prefeito do Recife tinha 42% das intenções de voto, contra 34% da governadora; agora, ela registra 43% e ele cai para 37% — empate técnico no limite da margem de erro.
Além do dado bruto sobre as intenções de voto, porém, nuances nos recortes por posicionamento político tendem a acender o sinal de alerta na campanha de Campos:
- na esquerda não lulista, o ex-prefeito soma 43%, ante 39% de Lyra. Na rodada de abril, a vantagem era de 56% a 21%;
- no lulismo, a diferença pró-Campos era de 28 pontos (55% a 27%) e caiu para 21 (54% a 33%);
- entre os independentes, havia empate técnico em abril (36% para Lyra, 32% para Campos), mas agora a governadora lidera por 16 pontos (47% a 31%).
Também houve movimentação muito expressiva no eleitorado à direita. Na direita não bolsonarista, a vantagem de Raquel Lyra em abril era de 11 pontos (47% a 36%); agora, com um crescimento vertiginoso, chega a 37 pontos (61% a 24%).
Por fim, na direita bolsonarista, outra mudança significativa: a liderança da governadora saltou de 24 pontos (56% a 32%) para 60 (73% a 13%).
A tendência na campanha de Campos é reforçar a aliança com o presidente Lula (PT), que lidera com folga as intenções de voto para a Presidência em Pernambuco (55% no primeiro turno, contra 21% de Flávio Bolsonaro, o segundo colocado). O próximo encontro do ex-prefeito com o petista deve ocorrer nesta quarta-feira 29, na convenção nacional do PSB, em Brasília.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A disputa entre Raquel Lyra e João Campos em Pernambuco, segundo a Quaest
Por CartaCapital
Os números da disputa pelo Senado em Pernambuco, segundo a Quaest
Por CartaCapital




