CartaExpressa

Fraco nas pesquisas, Zema agora cogita Joaquim Barbosa como vice

O ministro aposentado do STF era a aposta do DC, mas decidiu não disputar a Presidência

Fraco nas pesquisas, Zema agora cogita Joaquim Barbosa como vice
Fraco nas pesquisas, Zema agora cogita Joaquim Barbosa como vice
O pré-candidato à Presidência da República Romeu Zema (Novo). Foto: Gabriel Pinheiro/CNI
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

Pré-candidato do Novo à Presidência, Romeu Zema afirmou que pretende se encontrar com o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa e que o considera uma possibilidade para ocupar sua vice. A declaração ocorreu no sábado 25, na convenção estadual do Novo no Rio Grande do Sul.

“Já comentei com o ministro Joaquim Barbosa que, indo ao Rio de Janeiro, quero, sim, ter um encontro com ele”, disse Zema. “Ele é um mineiro do norte de Minas, que fez um belíssimo e reconhecido trabalho combatendo a corrupção.”

O partido Democracia Cristã chegou a anunciar a pré-candidatura presidencial de Barbosa, que, no entanto, decidiu não concorrer. Com isso, o DC resolveu lançar a advogada Clariana Barão.

A busca incessante de Zema por um vice ocorre em meio à sua dificuldade de obter o apoio de outra legenda. Uma pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira 24 apontou o pré-candidato do Novo com apenas 3% das intenções de voto, atrás de Lula (PT, 40%), Flávio Bolsonaro (PL, 32%) e Ronaldo Caiado (PSD, 4%).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo