CartaExpressa
A derrota de Ciro Nogueira ao tentar derrubar enquete sobre a eleição
Publicação testou o desempenho do senador em disputa pela Câmara, mas ele afirma que buscará a reeleição
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí rejeitou um recurso e manteve a decisão de barrar a tentativa do senador Ciro Nogueira (PP) de retirar do ar uma enquete na internet que testava seu desempenho em uma possível disputa pela Câmara dos Deputados. O ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) se apresenta, porém, como postulante à reeleição ao Senado.
Ciro e o PP alegam ser “público e notório” que o senador buscará a reeleição. Segundo eles, a enquete, publicada pelo Conecta Piauí, poderia provocar confusão no eleitorado e prejudicar sua pré-campanha.
Para o TRE-PI, porém, não há no atual estágio — anterior ao registro oficial de candidaturas — uma definição sobre os cargos a serem efetivamente disputados. Assim, a divulgação de uma enquete não configura notícia falsa ou fato gravemente descontextualizado.
“Fato é que não há uma certeza de que o mesmo concorrerá ao Senado, uma vez que o cenário político é dotado de acentuado dinamismo”, anotou a relatora, Maria Luíza de Moura Mello e Freitas. Por unanimidade, os colegas acompanharam a magistrada. O tribunal publicou o acórdão na última segunda-feira 13.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A disputa pelas duas vagas do Piauí no Senado, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital
O favoritismo de Lula entre os eleitores do Piauí, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital
Fonteles lidera e pode ser eleito em 1º turno no Piauí, mostra pesquisa
Por CartaCapital




