Política
Lula acusa EUA de ‘pirataria’ por anunciar que cobrará taxa em Ormuz
Mais cedo, Donald Trump anunciou que seu governo restabelecerá o bloqueio naval aos portos de Teerã e cobrará uma taxa de 20% sobre toda a carga transportada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira 13 que os Estados Unidos se tornarão um país “pirata” caso cobrem uma taxa dos navios que transitarem pelo Estreito de Ormuz, como anunciou o presidente americano, Donald Trump.
Após a recente intensificação das hostilidades com o Irã, Trump anunciou que seu governo restabelecerá o bloqueio naval aos portos de Teerã no estreito e cobrará uma taxa de 20% sobre toda a carga transportada, em troca da proteção oferecida aos navios que utilizarem essa rota marítima.
O bloqueio do Estreito de Ormuz, por onde antes da guerra passava cerca de 20% do petróleo e do gás natural liquefeito comercializados no mundo, fez com que os preços do petróleo voltassem a disparar.
“Hoje, tem um tuíte do presidente Trump, dizendo que ele vai desobstruir o Estreito do Ormuz. Mas cada navio que é desobstruído, que é tirado do estreito, o dono do petróleo tem que pagar 20% para ele. Isso antigamente se chamava pirataria“, afirmou Lula durante uma visita ao Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista.
“Um Estado importante como os Estados Unidos, que eu acho que durante muito tempo combateu a pirataria, não pode agora virar pirata”, acrescentou. Lula advertiu que o conflito está encarecendo alimentos básicos no Brasil, como feijão, arroz, tomate e cebola, além dos combustíveis.
O presidente, que pretende disputar a reeleição para um quarto mandato em outubro, explicou que o Brasil consegue conter uma alta maior nos preços dos combustíveis graças a um imposto de 12% incidente sobre o petróleo que exporta.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula diz não acreditar que haverá novo tarifaço dos EUA contra o Brasil
Por CartaCapital
O principal problema do Brasil segundo eleitores a favor de Lula e de Flávio Bolsonaro
Por CartaCapital



