Política

O novo telefonema de Lula para a presidenta da Venezuela

Delcy Rodríguez agradeceu a ajuda humanitária enviada pelo Brasil após os terremotos de 24 de junho

O novo telefonema de Lula para a presidenta da Venezuela
O novo telefonema de Lula para a presidenta da Venezuela
O presidente Lula (PT) e a presidenta interina da Venezuela, Delcy Rodriguez. Fotos: Sérgio Lima e Federico Parra/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) voltou a conversar por telefone com sua homóloga venezuelana, Delcy Rodríguez. A presidenta agradeceu a ajuda humanitária enviada pelo Brasil após os terremotos de 24 de junho e informou que as buscas pelas vítimas seguem em curso.

A mandatária venezuelana destacou ainda que seu governo se prepara para a reconstrução das áreas atingidas, com especial atenção à construção de moradias para as milhares de famílias que ficaram desabrigadas.

Segundo o Planalto, ao reiterar a solidariedade do povo e do governo brasileiros, o presidente Lula reafirmou a disposição do Brasil de continuar contribuindo para os esforços de reconstrução e para apoiar a população venezuelana neste momento de adversidade.

Lula já tinha ligado para Delcy no dia seguinte aos terremotos e anunciou o envio de uma missão humanitária ao País. Os profissionais brasileiros já realizaram mais de 1,2 mil atendimentos médicos, indica o balanço divulgado pelo governo nesta quinta-feira.

Ao todo, o Brasil já enviou 12 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos para a Venezuela.

O número de mortos em decorrência do duplo terremoto para pelo menos 3.889, enquanto o número de feridos permaneceu em quase 17 mil, segundo um boletim oficial do governo divulgado na quinta-feira 9. Os tremores deixaram 17.907 pessoas desabrigadas.

O desastre atingiu especialmente o estado costeiro de La Guaira, onde mais de 800 edifícios foram afetados, dos quais 190 sofreram colapso total.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo