Mundo
Primeiro-ministro britânico Keir Starmer renuncia ao cargo
O mandato do trabalhista britânico sucumbiu a semanas de pressões internas em seu partido e uma profunda impopularidade
O primeiro-ministro britânico, o trabalhista Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira 22 sua renúncia após menos de dois anos no cargo, após semanas de pressões internas em seu partido e de uma profunda impopularidade.
“Todas as decisões que tomei foram para colocar o país que amo em primeiro lugar. É por isso que vou renunciar como líder do Partido Trabalhista”, disse Starmer, com a voz embargada, em um discurso diante da residência do chefe de Governo em Downing Street.
Starmer afirmou que o processo de escolha de um novo líder do Partido Trabalhista começará em julho e que permanecerá como primeiro-ministro até que seu sucessor seja definido. O novo líder da legenda assumirá o cargo em setembro.
Watch live: My statement. https://t.co/MX7ga3FRGq
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) June 22, 2026
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.

