CartaExpressa
Ciro x Elmano: as intenções de voto para o governo do Ceará, segundo AtlasIntel
O levantamento indica empate no primeiro turno, mas o tucano desponta na liderança de um eventual embate direto com o governador
Uma pesquisa AtlasIntel/Focus Poder divulgada nesta segunda-feira 15 aponta empate técnico na disputa de primeiro turno pelo governo do Ceará, com Ciro Gomes (PSDB) na liderança numérica e o governador Elmano de Freitas (PT) na vice-liderança. Em um eventual segundo turno, o tucano venceria por cerca de oito pontos percentuais.
O instituto entrevistou 1.223 eleitores do estado pela internet, via Recrutamento Digital Aleatório, entre 9 e 14 de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é CE-03465/2026.
Confira os resultados do primeiro turno:
- Ciro Gomes (PSDB): 45,8%
- Elmano de Freitas (PT): 44,8%
- Eduardo Girão (Novo): 4,8%
- Delegado Huggo Leonardo (Missão): 2,7%
- Giovanni Sampaio (PRD): 1,3%
- Jarir Pereira (PSOL): 0,1%
- Voto em branco/nulo: 0,4%
- Não sei: 0,2%
Veja as intenções de voto em um eventual segundo turno:
- Ciro Gomes (PSDB): 53,2%
- Elmano de Freitas (PT): 44,9%
- Voto em branco/nulo: 1,8%
- Não sei: 0,1%
Em março, Ciro tinha 50% em uma simulação de segundo turno, ante 43% de Elmano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.




