CartaExpressa
Após 5 anos inelegível, Wilson Witzel anuncia pré-candidatura ao governo do RJ
O ex-governador foi condenado à perda do cargo em abril de 2021
O ex-governador Wilson Witzel (Democrata) anunciou, nesta segunda-feira 8, sua pré-candidatura ao governo do Rio de Janeiro. O ex-juiz ficou inelegível por cinco após ter sofrido impeachment em 2021.
“Hoje, oficializamos minha pré-candidatura ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata. Não por vaidade, mas porque o povo fluminense merece mais do que medo, abandono e omissão”, disse em suas redes sociais. “O sistema tentou me calar. Mas juiz conhece a lei. Militar conhece a missão. E Deus conhece o meu coração. Estamos de volta. E desta vez, o Rio não vai nos parar no meio do caminho”, completou.
O ex-juiz federal defendeu a retomada de políticas implementadas durante sua gestão e listou as principais bandeiras que deve promover na campanha:
- Segurança com tolerância zero — bandido com fuzil é terrorista;
- 100 escolas cívico-militares;
- criação da Secretaria Estadual de Capelania; e
- valorização dos servidores públicos.
Witzel foi condenado à perda do cargo de governador pelo Tribunal Especial Misto, em abril de 2021, por crimes de responsabilidade, fraudes na compra de equipamentos e celebração de contratos durante a epidemia de covid-19, e a 13 anos e 9 meses de prisão por corrupção, associação criminosa, supressão de documento e coação, cometidos ao longo do processo eleitoral de 2016.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.




