Mundo
Ataques israelenses em Gaza deixam 7 mortos, informa Defesa Civil
Pelo menos 906 palestinos morreram desde o cessar-fogo
Sete pessoas morreram em dois ataques israelenses na Faixa de Gaza, informaram fontes médicas e a Defesa Civil do território palestino nesta terça-feira 26.
O primeiro ataque ocorreu no centro da Faixa de Gaza.
“Cinco mártires e vários feridos foram levados para o hospital após um ataque de drone israelense contra um grupo de civis a leste de Al Maghazi”, informou a Defesa Civil, uma organização de primeiros socorros que opera sob a autoridade do movimento islamista Hamas.
O Hospital dos Mártires de Al-Aqsa, em Deir al-Balah, confirmou ter recebido cinco corpos.
O exército israelense, contactado pela AFP, indicou que analisava os relatos.
Mais tarde, o Hospital Nasser em Khan Yunis, no sul do território, informou ter recebido dois corpos após o exército israelense ter “atacado um veículo” naquela cidade.
Um porta-voz militar disse à AFP que o exército havia “atacado um terrorista do Hamas”.
Israel e Hamas se acusam mutuamente de violar quase diariamente o cessar-fogo que entrou em vigor em 10 de outubro de 2025, após dois anos de guerra.
Pelo menos 906 palestinos morreram desde então, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, cujos números são considerados confiáveis pela ONU.
O exército israelense relatou cinco mortes entre seus soldados durante o mesmo período.
As restrições impostas à mídia e o acesso limitado a Gaza impedem a AFP de verificar de forma independente o número de vítimas ou de cobrir livremente os combates.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Situação humanitária em Gaza continua catastrófica, alertam ONGs
Por AFP
EUA sanciona pessoas ligadas a flotilha humanitária para Gaza
Por AFP
ONU exige que Israel impeça um genocídio em Gaza
Por AFP



