Política

Os números da disputa pelo governo e o Senado em Sergipe, segundo nova pesquisa

Levantamento do Real Time Big Data mostra disputa acirrada para os dois cargos

Os números da disputa pelo governo e o Senado em Sergipe, segundo nova pesquisa
Os números da disputa pelo governo e o Senado em Sergipe, segundo nova pesquisa
Fabio Mitidieri e Valmir de Francisquinho, apontados como os principais candidatos na disputa pelo governo de Sergipe – Fotos: Divulgação/GOVSE e Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira 26 pelo Instituto Real Time Big Data mostra cenário apertado em Sergipe nas eleições de 2026, tanto na disputa pelo governo quanto na briga pelas duas cadeiras no Senado.

O atual governador, Fábio Mitidieri (PSD), está na briga pela reeleição. Entretanto, Valmir de Francisquinho (Republicanos), ex-prefeito de Itabaiana, está empatado tecnicamente com o atual governador tanto no primeiro quanto no segundo turno, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais.

Veja os números:

Primeiro turno

  • Fábio Mitidieri (PSD) – 41%
  • Valmir de Francisquinho (Republicanos) – 38%
  • Ricardo Marques (PL) – 5%
  • Emanuel Cacho (PSDB) – 2%
  • Dr. Helton Monteiro (PSOL) – 1%
  • Nulo/branco – 7%
  • Não sabe/não respondeu – 6%

Segundo turno

  • Fábio Mitidieri (PSD) – 44%
  • Valmir de Francisquinho (Republicanos) – 41%
  • Nulo/branco – 9%
  • Não sabe/não respondeu – 6%

O levantamento testou ainda a popularidade de Mitidieri. O trabalho do governador é aprovado por 68% dos eleitores, contra 30% que desaprovam (2% não sabem ou não responderam).

Para 42% dos entrevistados, o governo de Mitidieri é “ótimo” ou “bom”; 33% avaliam como “regular”; 24% dizem que é “ruim” ou “péssimo” e 1% não sabe ou não respondeu.

Senado

A disputa pelas duas cadeiras destinadas aos sergipanos no Senado também está apertada. Pelo menos sete candidatos se mostram competitivos, segundo o levantamento.

Veja os percentuais:

  • Delegado André David (Republicanos) – 15%
  • Dr. Eduardo Amorim (Republicanos) – 13%
  • André Moura (União Brasil) – 13%
  • Rodrigo Valadares (PL) – 12%
  • Edvaldo Noqueira (PDT) – 11%
  • Rogério Carvalho (PT) – 10%
  • Delegado Alessandro Vieira (MDB) – 8%
  • Coronel Rocha (PL) – 6%
  • Iran Barbosa (PSOL) – 2%
  • Nulo/branco – 5%
  • Não sabe/não respondeu – 6%

Foram ouvidos 1.600 eleitores sergipanos entre os dias 23 e 25 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código SE-06384/2026.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo