CartaExpressa
CNI vai ao STF para retomar a ‘taxa das blusinhas’
O presidente Lula extinguiu a cobrança via medida provisória, em 12 de maio
A Confederação Nacional da Indústria protocolou no Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira 22, uma ação contra a medida provisória editada pelo presidente Lula (PT) que extinguiu o imposto federal de 20% sobre compras internacionais de até 50 dólares.
A entidade argumenta que a MP prejudica o mercado interno e viola a isonomia e a livre concorrência. Diz também que o fim da “taxa das blusinhas” levará à perda de empregos e a um prejuízo à economia brasileira.
Lula assinou a revogação em 12 de maio. A cobrança havia entrado em vigor em agosto de 2024 no âmbito do programa Remessa Conforme, voltado a regulamentar o comércio eletrônico internacional.
Criada sob o argumento de equilibrar a competição entre o comércio nacional e as plataformas estrangeiras, a taxa também passou a representar uma fonte relevante de receitas. Em 2025, o governo arrecadou cerca de 5 bilhões de reais com o imposto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Eleições: Lula promete vetar PL sobre envio em massa de mensagens
Por Agência Brasil
Lula diz que Lava Jato foi a ‘grande mentira do século’ no Brasil
Por CartaCapital
Lula faz apelo a Alcolumbre por votação da PEC da Segurança Pública
Por CartaCapital


