Economia

Senado aprova Otto Lobo para presidência da CVM

O órgão que tem como principal função regular fundos de investimento

Senado aprova Otto Lobo para presidência da CVM
Senado aprova Otto Lobo para presidência da CVM
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Otto Lobo. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O Senado aprovou, nesta quarta-feira 20, a indicação do advogado Otto Lobo para assumir a presidência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que tem como principal função regular fundos de investimento.

Esta é primeira indicação do presidente Lula (PT) analisada pelo Senado após a rejeição de Jorge Messias para Supremo Tribunal Federal. Lobo foi aprovado pelo plenário com 31 votos e favor e 13 contra.

O advogado, que é ex-diretor da CVM, cumprirá um mandato tampão até julho do ano que vem. O cargo está vago desde 2025, com a renúncia de João Pedro Nascimento.

A indicação de Otto enfrentou resistência dentro do próprio Ministério da Fazenda, pasta que coordena a comissão. Os auxiliares de Fernando Haddad tinham preferências por outros nomes.

O plenário do Senado também aprovou nesta quarta a indicação do advogado e servidor da Petrobras Igor Muniz para integrar a diretoria da CVM. Ele foi aprovado com 39 votos a favor, 9 contrários e uma abstenção.

Criada em 1976, a CVM é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda. A comissão tem o objetivo de desenvolver e fiscalizar o mercado de valores mobiliários no Brasil. Além disso, o órgão defende os interesses dos investidores, principalmente de acionistas minoritários, e mantém a segurança e a transparência no ambiente de investimentos, para que as empresas possam captar recursos e financiar suas atividades.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo