Política
A nova pesquisa Nexus/BTG, que testará Joaquim Barbosa para a Presidência
Além das intenções de voto, o levantamento medirá o impacto dos diálogos entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro
O instituto Nexus deve divulgar na próxima segunda-feira 25 sua nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Serão 2.000 entrevistas telefônicas, realizadas entre a sexta 22 e o domingo 24. A margem de erro será de dois pontos percentuais.
Contratado pelo Banco BTG, o levantamento testará Joaquim Barbosa como candidato do DC e sondará os eleitores sobre três cenários de segundo turno, todos com a presença de Lula (PT): contra Flávio Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD).
Até aqui, o pré-candidato do DC ao Palácio do Planalto é Aldo Rebelo, que rejeita se retirar da disputa. O presidente da sigla, João Caldas, por sua vez, pressiona pelo lançamento de Barbosa.
A pesquisa também medirá o impacto da revelação, pelo site The Intercept Brasil, das conversas entre Flávio e o banqueiro Daniel Vorcaro, então dono do Master, sobre repasses multimilionários para um filme de propaganda de Jair Bolsonaro (PL).
Uma levantamento AtlasIntel publicado nesta terça-feira 19 mostrou queda de seis pontos percentuais nas intenções de voto de Flávio em um eventual segundo turno contra Lula: de 47,8% em abril para 41,8%. O petista, por sua vez, passou de 46,6% para 48,9%.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Os detalhes da reação dos eleitores ao áudio de Flávio Bolsonaro, segundo a AtlasIntel
Por CartaCapital
Áudios de Flávio a Vorcaro abalam tentativa de superar desgaste da rachadinha, diz analista do AtlasIntel
Por Leonardo Miazzo
Alegações de Flávio Bolsonaro para derrubar pesquisa são falsas, diz analista do AtlasIntel
Por Leonardo Miazzo




