CartaExpressa
Motta diz que buscará ‘texto de convergência’ para fim da escala 6×1
Presidente da Câmara dos Deputados afirmou que a pauta é uma prioridade para a população; proposta pode avançar ainda em maio
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou neste domingo 17 que a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala de trabalho 6×1 no país deve avançar ainda em maio, mas depende de articulação política para sair do papel.
Após participar de um evento pelos 200 anos da Casa, Motta ressaltou o tema é prioritário para a maioria dos brasileiros e que a intenção é buscar um consenso, em meio às divergências entre governistas e oposição.
“Vamos sentar para tentar fazer um texto de convergência. Essa matéria não pertence à oposição ou ao governo, ela pertence ao País. Se pudermos dar uma demonstração de unidade em torno desse tema, é mais uma demonstração que a Câmara dará de estar ligada ao que a população brasileira espera de nós”, declarou.
Em conversa com um grupo de jornalistas, Motta respondeu também sobre os pedidos de abertura da CPI do Banco Master. De acordo com o presidente da Câmara, os requerimentos apresentados terão “tratamento regimental”, sem entrar em detalhes.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


