Esporte

Como a convocação de Neymar para a Copa divide esquerda e direita, segundo pesquisa

Considerado o principal jogador brasileiro de sua geração, o meia é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

Como a convocação de Neymar para a Copa divide esquerda e direita, segundo pesquisa
Como a convocação de Neymar para a Copa divide esquerda e direita, segundo pesquisa
O meia-atacante Neymar. Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

A cinco dias do anúncio da lista de convocados para representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo, uma dúvida persiste na cobertura jornalística: o técnico Carlo Ancelotti convocará Neymar? Na sociedade, porém, a divisão entre os que defendem e os que rejeitam uma nova oportunidade para o meia-atacante do Santos ultrapassa as quatro linhas, indica uma pesquisa conduzida pelo Centro de Estudos Aplicados de Marketing da ESPM-SP.

O levantamento se baseia em uma amostra enxuta, de 400 torcedores, mas reforça a percepção de que elementos estranhos às quatro linhas impactam a opinião sobre Neymar. Dos entrevistados que se identificam com a direita, 66% apoiam a convocação do atleta, ante 24% contrários. Por outro lado, 40% dos torcedores de esquerda rechaçam a presença do santista na convocação, enquanto 37% a defendem.

No universo de centro-esquerda, há um equilíbrio completo: 45,5% querem Neymar na Copa e outros 45,5% são contra.

Considerado o principal jogador brasileiro de sua geração, Neymar é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2022, chegou a prometer comemorar seu primeiro gol na Copa do Mundo do Catar com uma menção ao 22, número do ex-capitão na urna.

A ESPM pediu a cada entrevistado que citasse até três jogadores indispensáveis para a convocação e três que não convocaria de jeito nenhum. Neymar despontou na liderança de ambas as listas: 224 torcedores (56% da amostra) o querem na Seleção, contra 122 (cerca de um terço) que não o chamariam.

Astro do Real Madrid, o atacante Vinicius Junior é o segundo mais lembrado para a convocação, com 38,5%, e carrega apenas 8,5% de rejeição. Somente Neymar, destaca a pesquisa, é “ao mesmo tempo o sonho e o pesadelo da torcida”.

Ex-técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti anunciará sua lista final de convocados na próxima segunda-feira 18, no Rio de Janeiro.

A Seleção Brasileira disputará em 31 de maio um amistoso contra o Panamá, no Maracanã, antes de viajar a Nova Jersey, nos Estados Unidos, onde firmará sua base de treinamentos para a Copa do Mundo.

O Brasil está no Grupo C do Mundial, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo