CartaExpressa
Zema defende que aposentados não tenham aumento ‘de forma alguma’
O pré-candidato à Presidência defendeu mais uma reforma da Previdência
O ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), pré-candidato à Presidência, defendeu que o Brasil não conceda a aposentados um aumento real de seus vencimentos. A medida seria parte de uma nova reforma da Previdência em um eventual governo do mineiro.
“Não podemos também dar ganhos reais de forma alguma. Ganhos reais para quem está aposentado, na minha opinião, é algo que o Brasil não comporta”, disse Zema ao Canal Livre, da TV Band, exibido neste domingo 3. “Mas o aposentado merece todo o respeito.”
Ao detalhar a proposta, Zema recomendou manter a vinculação dos pagamentos ao salário mínimo, sem qualquer reajuste além da inflação. O pré-candidato também disse que seria necessário aumentar o tempo de contribuição dos trabalhadores.
Na última sexta-feira 1º, ele já havia dito que, se eleito, pretende mudar a legislação que hoje proíbe o trabalho infantil no País. A norma veda o trabalho de menores de 16 anos, salvo em condições de aprendiz.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Pré-candidato, Zema defende mudar lei para permitir trabalho infantil no Brasil
Por CartaCapital
As duas pesquisas desta semana sobre a disputa pela Presidência
Por CartaCapital
Lula lança plano para renegociação de dívidas; saiba como funcionará o Novo Desenrola
Por Ana Luiza Basilio




