Sociedade

Governo da Paraíba decreta estado de calamidade pública após fortes chuvas

Os municípios de Alhandra, Mogeiro, Pilar e São José dos Ramos registraram temporais recordes nos últimos dias; dois homens morreram e uma ponte ficou danificada

Governo da Paraíba decreta estado de calamidade pública após fortes chuvas
Governo da Paraíba decreta estado de calamidade pública após fortes chuvas
Divulgação/Governo da Paraíba
Apoie Siga-nos no

Em meio às fortes chuvas que atingiram a Paraíba nos últimos dias, governador Lucas Ribeiro (PP) decretou calamidade pública no estado. Nas últimas horas, os municípios de Alhandra, Mogeiro, Pilar e São José dos Ramos registraram volumes de chuva recordes, superando os maiores índices dos últimos 30 anos.

Na capital, pontos de alagamento danificaram casas, enquanto cinco estradas foram interditadas após o surgimento de crateras e danos em pontes. “Estamos com toda a estrutura do Estado mobilizada em campo, acompanhando de perto cada ocorrência e atuando para dar respostas rápidas à população. O que vimos nas cidades exige sensibilidade e urgência”, disse o governador ao anunciar a medida. “Nosso foco é reduzir os transtornos, garantir assistência imediata e restabelecer, o quanto antes, as condições de mobilidade e segurança”.

Uma ponte danificada e o rompimento de uma barragem de pequeno porte foram registrados. No município de Guarabira, pouco antes de uma corrida em celebração ao Dia do Trabalhador ter início, dois homens morreram eletrocutados. Um deles era Washington Gonçalves, de 42 anos, o organizador do evento. A outra vítima foi identificada como Antônio Felipe da Silva Júnior, de 36 anos.

Segundo a TV Cabo Branco, testemunhas relataram que o acidente foi causado por um fio que estava em contato com a água e a estrutura do evento. No momento em que a dupla foi eletrocutada, chovia forte na cidade.

Já na zona rural de Lagoa Seca, uma barragem se rompeu, e uma pessoa precisou ser resgatada após a casa atingida pela água. Ela foi levada para a casa de parentes, segundo a TV Paraíba. Quatro reservatórios de pequeno porte também cederam.

Um trecho da rodovia PB-032 precisou ser inteditado após as chuvas abrirem uma cratera na pista, impedindo a passagem de carros. A cratera havia começado a aparecer no início da semana, quando as chuvas começaram a atingir o estado. Nesta sexta-feira, o rompimento da pista se ampliou, obrigando a interdição completa do trecho.

Na cidade de Ingá, no agreste, o transbordamento de um rio destruiu parcialmente uma ponte, deixando moradores ilhados. A força das águas no rio que divide o município fez ceder parte da ponte que conecta as duas partes da cidade. Segundo a TV Paraíba, um homem que estava na ponte no momento em que parte da estrutura desmoronou chegou a cair no rio. Ele conseguiu ser resgatado em seguida. Após o incidente, a ponte foi interditada nos dois sentidos.

Em João Pessoa, moradores dos bairros do Altiplano, Grotão, Cristo, Tambauzinho e Cuiá sofrem com o impacto das chuvas desde terça-feira. Nas últimas 24 horas, choveu cerca de 125 milímetros na capital paraibana. Os litorais da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco são alvos de um alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia, que indica “perigo”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo