Mundo

Colisão de trens na Dinamarca deixa pelo menos 18 feridos

As causas do acidente estão sendo investigadas

Colisão de trens na Dinamarca deixa pelo menos 18 feridos
Colisão de trens na Dinamarca deixa pelo menos 18 feridos
Socorristas atuam no atendimento às vítimas do acidente – foto: reprodução/X
Apoie Siga-nos no

Uma colisão frontal de trens na manhã desta quinta-feira 23 na Dinamarca deixou 18 pessoas feridas, cinco delas em “estado crítico”, informou a polícia.

O acidente aconteceu entre as cidades dinamarquesas de Hillerød e Kagerup, uma zona rural a 40 quilômetros ao norte de Copenhague, segundo a polícia, que ainda não determinou as causas da colisão.

“Dezoito pessoas ficaram feridas no acidente. Destas, cinco são atualmente consideradas em estado crítico”, informou a polícia no comunicado.

Os dois trens transportavam 37 passageiros, segundo as autoridades.

Um porta-voz da força de segurança disse à AFP que todos os passageiros foram retirados dos trens.

“Dois trens colidiram e houve uma grande mobilização da polícia e dos serviços de emergência”, anunciou a polícia durante a manhã.

O porta-voz dos serviços de emergência, Tim Simonsen, disse à AFP que o alerta foi recebido às 6h30 locais (1h30 de Brasília).

A área foi isolada pela polícia. As duas composições envolvidas no acidente ficaram parcialmente destruídas.

A prefeita do município vizinho de Gribskov, Trine Egetved, comentou no Facebook que alguns feridos foram transportados de helicóptero para o hospital da cidade.

“Este trem é utilizado por muitos moradores de Gribskov, trabalhadores e estudantes. Os serviços de emergência trabalham sem pausa. Estamos tentando esclarecer o que aconteceu e garantir que todos recebam a ajuda necessária”, acrescentou a prefeita.

Os acidentes ferroviários são raros na Dinamarca, mas em 2019 uma colisão que envolveu um trem de passageiros deixou oito mortos e 16 feridos. Em agosto de 2025, uma pessoa morreu após uma colisão entre um trem e um veículo agrícola.

Kristian Madsen, especialista em ferrovias da central sindical IDA, disse à AFP que acredita que o acidente provavelmente foi provocado por falha humana.

“Talvez o maquinista não tenha visto que o sinal estava vermelho e continuou avançando. Outra possibilidade é que o diretor da estação, que é responsável pela sinalização na estação, tenha dado sinal verde ao trem”, afirmou.

O especialista explicou que na área do acidente ainda era usado um “sistema de sinalização antigo”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo