Mundo

Itália suspende acordo de defesa com Israel

Pressionada pela oposição, a primeira-ministra Giorgia Meloni decidiu abrir mão de renovação automática da parceria com os israelenses

Itália suspende acordo de defesa com Israel
Itália suspende acordo de defesa com Israel
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni. Foto: JOHANN GRODER/AFP
Apoie Siga-nos no

A primeira-ministra da Itália, a política de extrema-direita Giorgia Meloni, anunciou nesta terça-feira 14 a suspensão do acordo de defesa entre seu país e Israel, que envolve o intercâmbio de equipamentos militares e pesquisa tecnológica.

“Diante da situação atual, o governo decidiu suspender a renovação automática do acordo de defesa com Israel”, disse Meloni aos jornalistas à margem de um evento em Verona (norte da Itália), segundo declarações ouvidas pelas agências de notícias italianas Ansa e ANI.

Uma fonte diplomática italiana confirmou à AFP que o acordo foi suspenso e destacou que “teria sido politicamente difícil mantê-lo”.

O tratado de defesa, ratificado em 2006 e renovado tacitamente a cada cinco anos, estava próximo do fim.

Entre outras áreas, o acordo regulamenta a cooperação entre os dois países na indústria de defesa, formação de militares, pesquisa e tecnologias de informação.

A oposição italiana pedia há vários meses ao governo que não renovasse o acordo.

As tensões entre Itália e Israel aumentaram na semana passada, depois que o governo italiano acusou as forças israelenses de atirarem para o alto perto de um comboio de soldados italianos da ONU no Líbano.

A Itália convocou o embaixador de Israel para protestar contra o incidente, que não deixou feridos, mas danificou pelo menos um veículo.

Além disso, o chanceler italiano, Antonio Tajani, condenou na segunda-feira os “ataques inaceitáveis” de Israel contra civis no Líbano, durante uma visita a Beirute.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo