CartaExpressa
Lula escolhe José Guimarães como sucessor de Gleisi na articulação política
A posse do novo ministro deve ocorrer na próxima quarta-feira 14
O líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), será o sucessor de Gleisi Hoffmann (PT) como ministro das Relações Institucionais, pasta responsável pela articulação política. A posse deve ocorrer na próxima terça-feira 14.
Gleisi deixou o cargo em 3 de abril, na reta final do prazo para se desincompatibilizar do cargo a fim de disputar as eleições de outubro. Ministros devem deixar o posto até seis meses antes do pleito, caso desejem concorrer.
Antes de Gleisi, a pasta de Relações Institucionais esteve sob o comando de Alexandre Padilha (PT), entre janeiro de 2023 e março de 2025.
Guimarães exerce seu quinto mandato de deputado federal. Antes, foi deputado estadual pelo Ceará.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Caiado segue mais perto de Daciolo que de Lula e Flávio nas pesquisas
Por CartaCapital
As intenções de voto de Lula e Flávio Bolsonaro entre católicos e evangélicos, segundo o Datafolha
Por CartaCapital
As intenções de voto de Lula e Flávio Bolsonaro no 2º turno em novo Datafolha
Por CartaCapital




