Política

Projeto que classifica PCC e CV como grupos terroristas avança na Câmara

O próximo passo é a análise pela Comissão de Constituição e Justiça

Projeto que classifica PCC e CV como grupos terroristas avança na Câmara
Projeto que classifica PCC e CV como grupos terroristas avança na Câmara
Deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que classifica como organizações terroristas o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital, além de 11 grupos de países da América Latina.

O próximo passo é a análise pela Comissão de Constituição e Justiça. Por tramitar em caráter conclusivo, a proposta não precisa necessariamente passar pelo plenário, mas deputados podem apresentar um requerimento para forçar a votação pelos 513 integrantes da Casa.

De autoria de Rodrigo Valadares (PL-SE), o texto foi relatado por Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). A matéria também prevê o bloqueio imediato de bens e ativos financeiros ligados a essas organizações.

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) registrou o único voto contra o projeto, na última quarta-feira 8.

Nos últimos meses, o governo Lula (PT) iniciou uma ofensiva para reagir à possibilidade de os Estados Unidos classificarem o PCC e o CV como organizações terroristas. A medida, em análise pela gestão Donald Trump, preocupa o Palácio do Planalto e o Itamaraty por suas implicações jurídicas e de soberania.

A classificação, teme o governo, poderia ampliar o alcance de sanções e permitir uma atuação mais agressiva de Washington no combate ao narcotráfico na região. Há o receio de que o enquadramento das facções como terroristas seja um pretexto para justificar operações militares ou outras ações unilaterais fora do território norte-americano.

A avaliação do governo é que PCC e CV são organizações criminosas voltadas ao lucro obtido com atividades ilícitas, sem motivação política ou ideológica – elemento associado à definição de terrorismo no direito internacional. Por isso, o Itamaraty argumenta que o enquadramento das facções como grupos terroristas não seria adequado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo