Mundo

Novos ataques israelenses ao Líbano deixam 10 mortos

Os EUA e o Irã anunciaram um cessar-fogo, mas, segundo Tel Aviv, ele não se aplica ao Líbano

Novos ataques israelenses ao Líbano deixam 10 mortos
Novos ataques israelenses ao Líbano deixam 10 mortos
Ataque israelense destrói edifícios na região de Tiro, sul do Líbano – foto: Kawnat Haju/AFP
Apoie Siga-nos no

Dez pessoas, incluindo três socorristas, foram mortas neste sábado 11 em ataques israelenses no sul do Líbano, informou o Ministério da Saúde.

Segundo a imprensa estatal, dezenas de cidades foram alvo de bombardeios.

Três dos ataques atingiram três cidades diferentes no distrito de Nabatiye, matando, entre outros, um integrante da Defesa Civil e dois socorristas do Comitê Islâmico de Saúde, afiliado ao movimento pró-Irã Hezbollah, que está em guerra com Israel desde 2 de março, informou o ministério.

O ministério criticou os ataques “sistemáticos” de Israel contra socorristas.

O Hezbollah arrastou o Líbano para o conflito que começou com os ataques israelenses-americanos contra o Irã em 28 de fevereiro, disparando projéteis contra Israel em 2 de março.

Os Estados Unidos e o Irã anunciaram um cessar-fogo na terça-feira, mas, segundo Israel, ele não se aplica ao Líbano.

Teerã, que negocia com Washington no Paquistão neste sábado para tentar encontrar uma saída para o conflito, insiste que um cessar-fogo no Líbano deve ser respeitado para que a paz seja restaurada no Oriente Médio.

Na quarta-feira, Israel, que ocupa parte do sul do Líbano, matou mais de 350 pessoas e feriu mais de 1.200 em uma intensa onda de ataques que atingiu bairros de Beirute.

O Estado israelense afirma ter matado 180 combatentes do Hezbollah naquele dia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo