CartaExpressa

Procon multa bar na Lapa por placa que restringia entrada de norte-americanos e israelenses

Estabelecimento foi autuado em R$ 9,5 mil por prática considerada discriminatória

Procon multa bar na Lapa por placa que restringia entrada de norte-americanos e israelenses
Procon multa bar na Lapa por placa que restringia entrada de norte-americanos e israelenses
Placa no bar Partisan informava a proibição de norte-americanos e israelenses. Foto: Reprodução redes sociais
Apoie Siga-nos no

O Procon do Rio de Janeiro multou em 9.520 reais o bar Partisan, localizado na Lapa, região central da capital fluminense, após a identificação de uma placa que restringia o acesso de clientes com base na nacionalidade. O aviso, exposto na entrada do estabelecimento, informava em inglês que “cidadãos dos EUA e de Israel não são bem-vindos”.

A autuação foi realizada na noite de sábado 4, depois que fiscais confirmaram a existência da mensagem. Segundo a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, a conduta foi enquadrada como prática abusiva e discriminatória, proibida pela legislação.

De acordo com o órgão, o Código de Defesa do Consumidor veda a recusa de atendimento sem justificativa legítima, bem como situações que exponham o cliente a constrangimento ou discriminação. Em nota, a secretaria afirmou que relações de consumo devem ser guiadas por “boa-fé, transparência e respeito à dignidade”, classificando como “inadmissível qualquer tipo de distinção baseada em origem, nacionalidade ou critérios similares”.

Além da infração administrativa, o caso também remete à legislação penal. A Lei nº 7.716, de 1989, que trata de crimes resultantes de preconceito, proíbe impedir o acesso a estabelecimentos comerciais ou negar atendimento em razão da procedência nacional, com pena que pode chegar a três anos de prisão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo