Mundo
Supremo dos EUA invalida lei que proíbe ‘terapias de conversão’ de menores LGBT+
A decisão se aplica ao estado do Colorado. A Corte deu razão a uma conselheira psicológica cristã
A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta terça-feira 31, que uma lei do estado do Colorado que proíbe as “terapias de conversão” para menores LGBTQIA+ viola a liberdade de expressão.
Essas terapias pretendem modificar a orientação sexual ou a identidade de gênero das pessoas LGBTQIA+ para “reconvertê-las” em heterossexuais, comparando em particular a homossexualidade a uma doença ou a um transtorno mental.
Por maioria de 8 a 1, a Corte deu razão a uma conselheira psicológica cristã que impugnava esta lei do estado governado pelos democratas, por considerar que a impedia de expressar seus pontos de vista.
O Colorado (oeste) proíbe desde 2019 essas “terapias de conversão” para menores, assim como fazem cerca de 20 estados nos EUA.
Dos nove juízes do tribunal, os seis conservadores e dois dos progressistas deram razão à demandante, Kaley Chiles, que contestava a lei na Justiça, invocando sua fé cristã.
A demandante considerava que a lei violava a Primeira Emenda da Constituição americana, que garante a liberdade de expressão.
“A lei do Colorado que proíbe as terapias de conversão não só proíbe as intervenções físicas. Em casos como este, censura o discurso da opinião” da pessoa, neste caso, a senhora Chiles, escreveu o juiz conservador Neil Gorsuch na sentença, em nome da maioria do tribunal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Rei Charles III fará visita oficial aos EUA no final de abril
Por AFP
Gasolina chega ao maior preço nos EUA desde 2022
Por AFP
Defesa nega que Bolsonaro tenha tido acesso a vídeo de Eduardo nos EUA
Por Maiara Marinho


