CartaExpressa

Moraes autoriza apreensão de drones que sobrevoem casa onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar

A decisão do magistrado ainda determina que a PMDF prenda os operadores do equipamento em caso de sobrevoos em um raio de 100 metros da residência

Moraes autoriza apreensão de drones que sobrevoem casa onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar
Moraes autoriza apreensão de drones que sobrevoem casa onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar
Chegada de Jair Bolsonaro à prisão domiciliar. Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Polícia Militar do Distrito Federal abata e apreenda drones que sobrevoarem em um raio de 100 metros da residência onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre prisão domiciliar. A determinação é deste sábado 28.

A decisão foi tomada porque a PMDF relatou ao ministro, na sexta-feira 27, a presença irregular de drones nas proximidades da casa do ex-presidente.

Quem descumprir a determinação poderá ser responsabilizado civil e criminalmente pela infração. “O sobrevoo próximo a residências configura flagrante violação ao direito constitucional à intimidade e privacidade, evidenciando exposição indevida da vida privada das famílias e risco à integridade física dos moradores, em caso de queda do equipamento”, escreveu Moraes.

“Os fatos descritos transcendem o mero ilícito civil. O sobrevoo em áreas residenciais, ingressando visualmente em áreas privadas, viola a intimidade, a vida privada e a tranquilidade do morador, caracterizando o crime de violação de domicílio. A operação de drones em áreas habitadas — ao expor a perigo a navegação aérea, inclusive de helicópteros oficiais, — configura o crime de atentado contra a segurança de transporte aéreo”, acrescentou o magistrado.

A restrição ocorre um dia após o retorno de Bolsonaro à residência após receber alta médica, mantendo o monitoramento eletrônico e a prisão domiciliar. Ele estava detido no Complexo Penitenciário da Papudinha, onde cumpria a pena de 27 anos de prisão à qual foi condenado no STF pela tentativa de golpe de Estado. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo