Política
A disputa no Ceará entre Ciro Gomes e Elmano de Freitas, segundo novo Datafolha
O instituto entrevistou 816 eleitores entre 16 e 18 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais
Uma pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira 23 aponta a liderança de Ciro Gomes (PSDB) na disputa pelo governo do Ceará, com 15 pontos de vantagem sobre o governador Elmano de Freitas (PT).
O instituto entrevistou 816 eleitores entre 16 e 18 de março. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é CE-07925/2026.
Confira os resultados dos cenários estimulados para o primeiro turno:
Cenário 1:
- Ciro Gomes (PSDB): 47%
- Elmano de Freitas (PT): 32%
- Eduardo Girão (Novo): 5%
- Professor Jarir Pereira (PSOL): 2%
- Zé Batista (PSTU): 2%
- Em branco/Nulo/Nenhum: 10%
- Não sabe: 2%
Cenário 2:
- Elmano de Freitas (PT): 42%
- Roberto Cláudio (União): 20%
- Eduardo Girão (Novo): 14%
- Professor Jarir Pereira (PSOL): 4%
- Zé Batista (PSTU): 2%
- Em branco/Nulo/Nenhum: 14%
- Não sabe: 4%
O Datafolha também projetou dois cenários de segundo turno. Veja os resultados:
Cenário 1:
- Ciro Gomes (PSDB): 56%
- Elmano de Freitas (PT): 37%
- Em branco/Nulo/Nenhum: 6%
- Não sabe: 1%
Cenário 2:
- Elmano de Freitas (PT): 52%
- Roberto Cláudio (União): 36%
- Em branco/Nulo/Nenhum: 10%
- Não sabe: 2%
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Quaest e Datafolha registram piora na percepção dos brasileiros sobre o STF
Por Vinícius Nunes
Nomes ligados a Lula lideram a disputa pelo Senado em SP, mostra Datafolha
Por CartaCapital
Tarcísio tem 45% de aprovação e 20% de rejeição a 7 meses do pleito, diz Datafolha
Por CartaCapital




