CartaExpressa
Bolsonaro está ‘estável’, mas apresentou piora na função renal e no quadro inflamatório, diz boletim
Na sexta-feira, o ex-capitão foi internado na UTI do Hospital DF Star com broncopneumonia bacteriana
Um boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star neste sábado 14 afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está clinicamente estável, mas apresentou “piora da função renal e elevação dos marcadores inflamatórios”.
Na véspera, o ex-capitão foi internado na UTI do hospital após um exame detectar broncopneumonia bacteriana bilateral de provável origem aspirativa.
Trata-se de uma infecção pulmonar inflamatória que afeta simultaneamente brônquios, bronquíolos e alvéolos, espalhando-se em múltiplos focos (manchas) pelos pulmões. Diferente da pneumonia comum, é uma infecção multifocal que frequentemente causa tosse com catarro purulento, febre alta e dificuldade respiratória.
De acordo com o comunicado do DF Star, Bolsonaro mantém o tratamento com “antibióticos e hidratação por via endovenosa, fisioterapia respiratória e motora, além das medidas de prevenção de trombose venosa”. Não há previsão de alta da unidade.
Nesta sexta-feira, os médicos do ex-presidente afirmaram a jornalistas que ele estava consciente e que não precisou ser entubado.
Ele foi levado ao hospital após apresentar calafrios e vômitos. O ex-presidente estava detido no 19º Batalhão da PMDF, conhecido como Papudinha, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela tentativa de golpe de Estado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O impacto de eventual apoio de Trump a Flávio Bolsonaro, segundo a Quaest
Por CartaCapital
Moraes autoriza Bolsonaro a receber Michelle e filhos no hospital
Por CartaCapital



